sexta-feira, 30 de junho de 2017

O coração que teima em não entrar no ritmo dos sonhos...

Li recentemente que a sesta é essencial para as crianças e que deverá ser uma prática a prolongar-se até ao final da idade pré-escolar.

Mas não consigo parar  de achar que cada criança é diferente da outra, também no que toca a este assunto.

A Helena ainda dorme a sesta na escola (fez agora 4 anos). Esta é depois do almoço e dura cerca de 2 horas... E sei que ela dorme. 

No entanto, em casa, já não o faz há bastante tempo e aguenta perfeitamente o dia bem-disposta sem sinais de cansaço. 
Bem sei que é durante o fim-de-semana e que logo depois retoma a rotina da sesta mas... Cada vez mais acho que ela não precisa dela.

Nos últimos tempo a Helena demora eternidades para adormecer. 
A rotina do deitar é cada vez mais longa e depois de a deixar no quarto, chama-me (ou ao pai) algumas vezes. 

Se é certo que a fase dos medos anda também aí à espreita, não se resume a isso... Ela não tem sono. 
Está com a cabeça a mil. 
E se bem que esse é um mal que herdou da mãe (dificuldade para adormecer por pensar em tudo e mais alguma coisa), numa criança deveria haver sinais de cansaço e de sono... Ou sinais do combate ao mesmo.

Pois bem, são 23h e não sinto cansaço ou sono na Helena. E começo a questionar-me se não é um sinal de que a sesta de duas horas estará a mais? De que adianta dormir 2 horas de dia se o sono da noite é posto em causa?
O ano letivo está a terminar e na altura das férias da escola farei o teste.

Entretanto deixo a conversa de ainda há pouco, na cama da Helena:

"Filha, precisas de acalmar o teu coração... diz-lhe para sossegar um pouco para que possas dormir..."

"Mas mamã... O meu coração só quer bater o ritmo da brincadeira, não quer entrar no ritmo dos sonhos... Eu digo-lhe todas as noites mas ele não me ouve..."

"Então se calhar o problema não é no coração mas sim na cabecinha, filha... será?"

"Sim, mamã... a minha cabecinha está sempre a pensar... agora estou a pensar no autocarro e nas coisas da praia... a minha cabeça tem muita energia, não vês? E não durmo... Sou uma menina com muita energia..."

Há lá coisa mais doce do que ouvir uma menina tão pequenina a dar uma explicação destas para justificar a falta de sono??? 

Agora está com o pai... e a julgar pelos sussurros... A cabecinha continua enérgica e o coração renitente em entrar no ritmo dos sonhos...

💖 💖 💖




Coração a bater ao ritmo da brincadeira :)























Andreia






Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...