terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O primeiro dia do resto da tua vida

Ontem, estava eu preparada para dormir quando o João me vem mostrar uma foto que recebera no telemóvel. "Olha, o Nelson já foi pai".
No ecrã fixo uma foto que me parece repetida em todos os álbuns de bebés que vejo por aí. Um pai com ar babado e super feliz com o seu rebento ao colo, acabado de nascer. Aquele momento em que os bebés são só dos papás porque as mães estão a ser "preparadas", após o parto. 
E não pude deixar de experimentar sentimentos diferentes. 
Alegria, por ver uma nova família a nascer. Mas também nostalgia, por serem momentos já passados, para mim. 
Sim... Sei que a Helena só tem 3 anos e a Sara 11 meses... Mas a verdade é que aquele dia, o primeiro de cada uma delas, é muito especial... Traz coisas fantásticas e confesso que também coisas menos boas.

Fui deitar-me, mas não sem antes relembrar o que senti aquando do nascimento das minhas duas pipocas!
E como tenho medo de me esquecer desses momentos! As fotos, que eu adoro, captam imagens mas não sensações... Quem sabe um dia seja inventado algo que possibilite arquivar sensações! Não seria tão bom poder abrir uma caixa e escolher a sensação a recordar? 

Mas voltando ao dia... Ao primeiro!!
A Helena teria nascido de parto normal mas estava tão agarradinha a mim que teve que ser cesariana. 
Quando me avisaram que a ia finalmente conhecer, que ia nascer naquele mesmo momento, senti uma enorme felicidade. Quase irreal... Era isto ser mãe? Há 2 minutos ainda não o era... Como tudo mudou num segundo? Era disto que tanto falavam? Como era possível estar agora tão mais Feliz? WOW!





Se o nascimento dela foi completamente calmo e sereno, o meu nascimento enquanto Mãe não o foi... 
Os primeiros dias foram um misto de deslumbramento e paixão arrebatadora e um medo terrível de falhar, de não conseguir dar conta do recado...
"Porque chora ela tanto??? Porque não a consigo acalmar?"
Mas os receios foram desaparecendo. Com aquilo que aprendi com a minha bebé, fiquei confiante e pude, a partir daí, usufruir só das coisas boas... Sem medos... Vá, com menos medos ;)  
Mas hoje não vou falar dos outros dias... Só do Primeiro!
Tinha a Helena menos de 2 anos quando engravidei da Sara. E como mãe experiente, entrei mais confiante na maternidade. Mais uma vez cesariana. Desta vez, escolhida por mim ( este tema dará outro texto ;) ). 
E no mesmo momento em que a azáfama aumenta e me preparam para presenciar o  nascimento, senti, desta vez, uma espécie de euforia! 
Felicidade, sim, claro... Mas exponenciada, como nunca tinha sentido, nem voltei a sentir. Posso dizer que foi o momento mais feliz da minha vida.
Lembro-me de estar ali a olhar para a minha bebé a ser erguida no ar, de a ouvir chorar pela primeira vez e de pensar para mim mesma: "Que é isto? Por favor meu Deus, faz com que consiga sempre lembrar-me deste momento tal e qual o estou a viver!!" 
E para já, ainda o consigo. Espero o conseguir sempre!
Tal como tinha acontecido da Helena, chorei baba e ranho durante um bom tempo. Chorava e ria, ria e chorava. 





Claro que logo me perguntei como poderia ter experimentado uma felicidade mais intensa e mais mágica no meu segundo Primeiro dia. À primeira vista não me pareceu justo perante a minha Helena.
Mas facilmente encontrei uma resposta. 
Naquele momento eu sabia exactamente o que me esperava... Todas as fases doces pelas quais iríamos passar. Os próximos meses seriam de uma descoberta total, de uma dedicação sem medida, de um Amor desenfreado e o maior vínculo de todos iria crescer.
 E desta vez, eu e o papá não estaríamos sozinhos nesta jornada. A Helena, tão pequenina ainda, iria assumir o papel de irmã mais velha...
E sabem de uma coisa? Assenta-lhe que nem uma luva 💑



Andreia





Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...