sábado, 4 de fevereiro de 2017

Há uma linha que separa



Há uma linha que separa o antes do depois de nos tornamos pais.

Regra geral e se ainda não és Mãe irás, tendencialmente, dizer coisas como:


1) Nunca irei deixar o bebé ir para a minha cama. É um passo para se habituar mal e nunca mais de lá sair.
Pois bem, irás cumprir à regra o que idealizaste... Se tiveres um anjinho que dorme a noite toda ou que quando acorda volta a adormecer apenas com o sussurrar da tua voz ou ainda com umas tranquilizantes palavras como "pronto, pronto, já passou... agora vamos nanar"
E mesmo assim reza para que nunca fique doente... Quando ele estiver doente, congestionado, com febre ou com dores e a implorar o teu aconchego, irás colocá-lo na tua cama sem sequer hesitar. E cuidado. Porque corres o risco de te viciares em adormecer com o cheirinho de bebé (o melhor do Mundo) e com o toque daquela mão pequenina e sapuda que te tocará a cara vezes sem conta.


2) Vou manter a calma quando estiverem doentes. Afinal, toda a gente sabe que os bebés estão sempre doentes. Para quê pirar e imaginar o pior cenário?
Só que não... Vais entrar em desespero quando eles estiverem incomodados e com febres altas, a chorar de forma desconsolada e sem que consigam exprimir-se de forma alguma. 
Até podes aguentar o primeiro dia de febre, a primeira noite mal dormida... Mas se o desespero dele é cada vez maior, não vires melhorias e a febre alta insistir em não baixar, vais ligar para a linha saúde 24 (isto se não te precipitares logo para as urgências).
Vais querer que seja visto por um médico (o melhor de todos) e que este faça desaparecer todos os teus medos e, principalmente, que consiga apaziguar o teu coração, que te diga, a  olhar-te nos olhos, que não é nada de grave e que o teu bebé ficará melhor depois de tomar a medicação. E na primeira noite em que ele dormir descansado, vais sentir uma alegria só comparável a ... Bem, esquece lá isso. Não há nada comparável a veres o teu filho ficar bom. 


3)Vou manter os brinquedos no quarto, a sala estará sempre Impecável.
Aqui até acredito que seja possível... Se delimitares a área da brincadeira ao quarto deles... Ou se tiveres uma sala que se possa transformar na "sala dos brinquedos" mas que na verdade mais se parecerá com um "panic room".
Isto porque só de lá entrar terás um ataque de ansiedade ao pensar que um dia terás que o arrumar. Mas digo isto com inveja... Adorava ter esse quarto dos brinquedos! Simplesmente fecharia a porta e negaria que ele existia!!
Mas a verdade é que, não havendo o tal quarto, vais encher a sala de brinquedos. Primeiro 2 ou 3, depois... Bem, depois pensarás que eventualmente terás condições para iniciar um franchising do Toys 'R' Us...
Pisarás peças minúsculas várias vezes por dia e vais ver que dói como o caraças.


4) Não vou falar daquela maneira ridícula com ele... Já viram que figurinha? Vou falar português correto e em tom normal. Afinal de contas, eles aprendem connosco.
Desculpa desiludir-te mas ninguém escapa ao bebeês... Vais dominar essa peculiar linguagem, que não só é vocal mas também física! É caracterizada por sons monossilábicos ligeiramente entoados e acompanhados de contracções faciais.
Tudo isso enquanto abanas a cabeça como um chocalho. Envolve muita coordenação ( ou falta dela).
Nesses momentos irás assemelhar-te ao Mr Bean, só que com som. Mas como arranca risadas deliciosas ao teu bebê não vais inibir-te de o fazer em qualquer sítio.



5) Vou fazer sopa fresquinha todos os dias. Nem pensar em congelar as mesmas, tudo do melhor para o meu pequeno.
Vais fazer sopa, sim... E vais-te sentir culpada porque não estás a dar toda a frescura dos seus ingredientes... Porque irás fazer sopa para 2, 3... ou 4 dias. E ficarás contente se fugires da tentação de comprar aquelas sopinhas que vêm nos frasquinhos!!! 
Ah se o peso na consciência não matasse... Enchia a dispensa de milagrosos frasquinhos de sopas variadas!!!



6) Não vou descurar a minha imagem durante os primeiros meses. Afinal, ter um bebé não é doença e preciso de cuidar de mim.
Vais fazer a depilação e pintar o cabelo, claro!!! Quando te sobrar tempo! Se tiveres a sorte de ter familiares que te fiquem com o rebento, sorte a tua!! Senão, terás que arriscar tudo e ir com a pestinha para o cabeleireiro... Onde provavelmente vais pedir que te sequem o cabelo da maneira mais rápida possível e vai parecer que não chegaste a lá entrar.
Assim como a depilação, que poderá ter que se tornar numa saga de 2 ou 3 sessões, qual trilogia do Senhor dos Anéis.


7) Vou entreter o meu filho com tudo e mais alguma coisa, mas nunca vou recorrer à televisão! Onde já se viu expor a criança a conteúdos ocos e a todas aquelas radiações? 
Quando estiveres sozinha em casa a braços com 1, 2 ou mais filhos, vais ver que a televisão é a tua melhor amiga. Ela tem o dom de passar uns programas mágicos (e vais-te surpreender porque alguns são mesmo muito didácticos).
 Mas uma vez ou outra irás consentir em que eles vejam a galinha pintadinha ou algo do género, que de didáctico não tem nada e até te deixa na dúvida se poderá deixar sequelas no desenvolvimento do cérebro dos pipocos... Mas se o efeito for tê-los sossegados por mais de 5 minutos, sem que te peçam para fazer xixi, um copo de água, ou sem que te peçam para fazeres de cavalo e troteares às voltas da sala a relinchar... Vais arriscar ;) 



8) Não vou ser aquela mãe chata sempre a apregoar aqueles clichés como "eu bem te avisei", "quantas vezes vou ter que repetir?" e o "vou contar até 3!!"
Neste ponto não te iludas... Vais-te transformar na tua mãe por mais que o queiras negar...


9) Não vou levantar a voz para o repreender. A educação deve ser pela positiva e se lhes mostrarmos o que estão a fazer mal, eles irão compreender e fazer o que pedimos. 
Também aqui admito que possa ser possível... Mas nada, nada fácil. Irá depender da combinação de  2 coisas: do teu pavio e da teimosia do teu filho.
Mãe paciente + filho pouco teimoso ? PERFEITO! 
Mãe paciente + filho teimoso... Bem, resultará na maioria das vezes mas não escapas a perder o controlo de vez em quando (que o recuperarás com uma simples contagem até 10 pois és expert nisso). 
Mãe de pavio curto +  filho pouco teimoso... Também vai correr bem para o teu lado e irás sempre achar que a culpa foi tua quando te passsares dos carretos uma vez ou outra... 
Se tiveres pavio curto e o pequeno for teimoso... Bem, "welcome to my world! 💫
Mas nada que não se resolva com uns pedidos de desculpa mútuos e uns abraços bem apertadinhos depois disso!


10) Se não conseguir levar adiante o meu projeto de educação tal e qual o idealizei, serei uma Péssima mãe.
E este é o ponto em que, definitivamente, não poderias estar mais errada... Por mais que berres, chores, ralhes, lhes dês a comer sopa de véspera, os deixares ver televisão "oca", reclames de não ter tempo para nada e não consigas ter a casa arrumada... Ainda assim... E principalmente porque é assim... Serás a melhor Mãe do Mundo para o teu filho e se há alguém que o sabe, é ele 💝






Andreia





Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...