quinta-feira, 8 de junho de 2017

Parabéns! És Mãe... E agora??

Ontem, uns primos levaram a sua bebé de 1 semana para casa, depois desta ter passado alguns dias na incubadora, por ser pequenina...

E veio-me à memória um dia muito marcante na vida de uns recém- papás! 
Não o dia de nascimento... Esse é, obviamente, equiparado a um terramoto emocional. 
Mas o dia da ida para  casa, depois daqueles primeiros dias na maternidade. Um dia que ninguém esquece.
O dia em que dizemos adeus à cama de hospital, aos fios, cateteres e afins.

O dia em que te preparas para deixar de ter médicos, enfermeiros, pediatras, parteiras, cirurgiões e  anestesistas a entrarem-te pelo quarto adentro para ver se está tudo bem... Se já fizeste xixi ou precisas de ser algaliada... Se tens dores ou não... Se o bebé está bem, se já te consegues levantar sozinha... 
O dia em que já não te perguntam se consegues tomar banho sozinha, que já não te levam mais o bebé para uma sala onde te ensinam como pegar nele para lhe dar banho. 

O dia que que já não te perguntarão o que queres para o pequeno almoço, se preferes pão com manteiga ou fiambre, leite ou chá...
O dia em que já não te vão perguntar se a subida do leite está a correr bem, se precisas de alguma ajuda na pega do bebé.

O dia chegou e estás feliz!!!! Vais para casa!!!
Só tu, o teu marido ou companheiro, e o teu bebé!!! 

Tudo começa com o momento inebriante em que entram com o bebé no carro e o instalam no ovo... Certificam-se mil vezes de que tudo está bem acondicionado e que está em segurança máxima!
O redutor é colocado à volta da cabeça para garantir que a pequena cabeça molenga vá completamente estável. O teu marido conduz devagarinho para que nenhum percalço acorde ou assuste o bebé!

E chegam a casa!

Finalmente vais deitar-te na tua cama, vais deitar a tua bebé no berço que carinhosamente preparaste e só vão ser vocês os três (ou mais ,se já tiverem mais filhos).


À sáida da maternidade





















Mas...Só os três? Como só os três?

E se eu não for capaz? 
E se ele me escorregar no banho? 
E se chorar muito, serão cólicas? 
E com o meu peito, estará tudo bem? 
Será fome que o bebé tem? 
Porque chora tanto?
Sentia-se melhor no hospital do que aqui na nossa casa, na casa dele? 
E se o meu leite não for bom? Eu li e convenci-me que só poderia ser bom mas agora... Agora tenho dúvidas...

Porque choras, meu bebé?

E este cordão umbilical que não cai? Como era mesmo que se devia cuidar dele? 
E se infectar???
Estou com fome... ninguém me vem perguntar o que quero comer... Acho que vamos mesmo ter que cozinhar... Mas o bebé quer mamar e eu só quero tomar um banho e ...estou tão cansada...

E é neste dia que pai e mãe se apercebem que estão por conta própria... Neste dia ganham consciência da verdadeira responsabilidade de serem o cuidador de um ser pequenino e completamente indefeso.

E que é vosso... tão vosso!

A viagem começou há cerca de 3 dias, mas só hoje te apercebes que estás em alto mar. 
E dias mais calmos virão, mas outros parecem sugar-te completamente e um turbilhão de emoções teimam em não te largar.

Os próximos dias e semanas serão mágicos mas muito difíceis.  

Por mais que o soubesses, nunca estarás preparada para o que vais sentir. E provavelmente terás vontade de chorar... 

E está tudo bem! É sinal de que te preocupas com o teu bebé, que o teu corpo está completamente alerta para fazer de tudo para o defender. Choras porque tudo te chega de rompante, em avalanche. 
Mas logo logo desfrutarás do teu bebé de forma mais tranquila.

Quanto ao cansaço... Bem, acho que esse se instalará para sempre... Bem como o teu coração , que passará a bater fora do teu peito para sempre... 

E agora que a aventura começou... Respira!

Parabéns! És Mãe 💝


Na maternidade com a Sara




Andreia



Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...