quinta-feira, 1 de junho de 2017

O dia que deveria ser de todos nós!

Durante muitos anos ansiei a chegada do dia da Criança... Sabia que nesse dia receberia algo novo, uma surpresa. A expectativa era a parte divertida do dia!

Durante tantos outros anos o dia passou-me um pouco mais ao lado... Sempre me lembrei dele mas não com o entusiasmo de outrora... Afinal, não era mais criança!

E eis que passados mais alguns anos dou novamente valor ao dia... Porque tenho duas crianças pequenas em casa, que o serão ainda por alguns anos (alguns longos anos, espero eu).

Hoje fiz os possíveis por sair cedo do trabalho. Mesmo assim não foi como planeado e a visita à quinta pedagógica foi maus uma vez adiada .
 Mas ,acima de tudo , queria um final de tarde bem passada com as minhas princesas.

Quando cheguei ao infantário deparei-me com uma animação cheia de atividades no recreio. Música, acessórios, pinturas faciais, escorrega, diversões e até as educadoras se encontravam fantasiadas para o dia! A Helena aguardava a sua vez para pintar a cara e logo me disse que queria que eu fosse buscar a mana à sala antes de a ir buscar a ela. 
Estava feliz!!

Depois de muita paciência lá consegui sair com elas. 
Fomos para o jardim brincar com os vira ventos feitos na escola e depois fomos para casa onde até houve direito a piquenique no meio da sala!
O mini piquenique na sala ;)


















Não tinha planeado oferecer nada às meninas... acho mais importante que nesse dia (tal com em todos os outros) se sintam amadas, que brinquemos com elas e  que tenhamos momentos felizes juntos.
Porque o dia da Criança nos deve lembrar que todas as crianças têm direito a ser isso mesmo... Crianças! Pequeninas, alegres, irrequietas, esponjas do Mundo, curiosas, cheias de amor para dar e receber. 
Pessoas pequeninas com todos os Sonhos dentro delas, com toda a energia pronta a explorar tudo o que lhes aparece à frente. 
Pessoinhas de poucos centímetros mas de coração Gigante, com capacidades extraordinárias de rir até mais não, de rebolar no chão sem se preocupar com o que os outros pensam ou vão dizer!
Com espontaneidade inata, com uma doçura de derreter até os corações mais empedrecidos.

A Helena adora colocar adereços aos peluches <3






















Quando dizemos que as crianças são o Futuro, não estamos a exagerar. E a forma como as crianças de hoje crescem e apreendem o Mundo é fundamental para o adulto em que se tornarão amanhã. 
Por isso é tão importante que as crianças tenham direito a terem um lar equilibrado, sem abusos, com afetos, com espaços para brincar muito (mesmo muuuito) e aprender livremente. 

Mas também acho que têm direito a não serem metralhadas com brinquedos a perder de vista, que lhes tiram o foco e a capacidade de brincar com coisas mais simples. Andar de bicicleta, brincar no parque, brincar com as folhas nos jardins, fazer desenhos , pintar folhas e recortes de revistas, brincar com plasticina, saltar à corda, ver os comboios passar, apanhar pedrinhas na praia...
Quantos de nós, pais,  não se apercebeu que quantos mais brinquedos eles têm, mais distraídos ficam, menos capacidade de brincar têm e, por vezes, até mais egoístas ficam? 

E por fim, até nós, adultos responsáveis, deveríamos libertar mais vezes a criança que temos. E para nós, pais e mães, nada mais fácil do que isso... Afinal,  temos o mote perfeito. 😉
Por isso eu adoro brincar com as minhas filhas  e ser como elas nessas alturas.
Gosto de escorregas, adoooooro baloiços! Para falar a verdade, adoro a desculpa que elas me dão para, por vezes, cantar na rua, jogar à macaca, correr ou simplesmente sentar-me no chão.

E por essa razão o Dia da Criança deverá ser um bocadinho de todos nós, pela criança que já fomos e ainda carregamos connosco 💝

Feliz Dia da Criança!



Andreia







Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...