Ao ano andante, aos 2 falante... Sempre ouvi dizer!
Se bem que cada bebé tem o seu ritmo , esta frase faz algum sentido, uma vez que será por esta altura que as crianças darão indícios de quererem andar ou falar.
É certo que umas mais cedo, outras mais tarde...
E é assim com quase tudo. São apenas referências, nada mais.
Hoje em dia, mais do que nunca, se respeitam os tempos das crianças e a ideia de que estará preguiçosa para falar ou andar está ultrapassada, a não ser que tenha excedido largamente os tempos razoáveis.
Nesses casos poderá começar a haver suspeitas de algum problema mas será necessário que esses prazos sejam mesmo exageradamente ultrapassados.
No caso da Helena, ela começou a dar os primeiros passos aos 12 meses.
Dava um passo e caía, dava outro e caía...
Até que aos 15 meses, no primeiro dia em que chegámos ao Algarve, começou realmente a andar.
Quanto à fala a coisa foi bem diferente... Depressa começou a querer dizer muitas palavras e antes dos 2 anos era já uma tagarela no dialeto Helenês, como sempre lhe chamei :)
Pois bem... Deve ser por ser gaja porque a Sara vai pelo mesmo caminho.
Aos (quase) 15 meses, não dá passos sozinha, mesmo que eu ache que ela já o saiba fazer...
Ainda não lhe apeteceu fazê-lo, é o que eu acho.
Apoiando-a com apenas a minha mão, ela já anda relativamente firme, mas assim que me preparo para a largar ela senta-se.
Seja feita a sua vontade que assim é que deve ser!
Mas na fala... bem... tenho que filmar umas conversas dela para vos mostrar...
Ela tem verdadeiros diálogos em que gesticula com as mãos, aponta o dedito indicador, faz cara de zangada, e até faz entoação de quem está a dar alguma advertência.
Muitas das frases terminam em papa... E acreditem que é mesmo papa que ela quer dizer. Se me dirijo à sala de jantar, é vê-la gatinhar furiosamente para a cadeira da papa, deixando cair a chupeta e atropelando o que quer que esteja à sua frente!!!!
Diz mamã e papá perfeitamente bem há já vários meses e diz nana da forma mais doce possível (é mana! ).
No outro dia quando numa loja perguntavam à Helena o seu nome, ela respondeu Helena e logo de seguida a Sara diz "Lhena"! Todos olhámos espantados para ela, inclusivamente a senhora da loja...
Ao apontar para uma foto que tenho com o papá na sala já disse qualquer coisa como "deia" (Andreia) , diz "á ou" para "já vou" e hoje, quando entrava no elevador de manhã para ir para a escola, apontou para o livro que a Helena levava na mão e disse "ivo".
Ao apontar para uma foto que tenho com o papá na sala já disse qualquer coisa como "deia" (Andreia) , diz "á ou" para "já vou" e hoje, quando entrava no elevador de manhã para ir para a escola, apontou para o livro que a Helena levava na mão e disse "ivo".
Ahhhh.... água!!!! diz "áua" muito bem e é talvez aquilo que diz mais vezes (a seguir a papa) :)
A Helena até já disse que a mana está muito "faladante"! 😊
A Helena até já disse que a mana está muito "faladante"! 😊
E é assim que me apercebo que daqui a nada não vou ter uma mas duas tagarelas que não se calam um segundo...
Uma que está a deixar o Helenês e outra a iniciar o Sarês 😃
Andreia
Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar. Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário