domingo, 3 de junho de 2018

O monstro da Cores foi à escolinha




Já há algum tempo que pensava em ir à escolinha das princesas fazer algum tipo de intervenção, como contar uma história, fazer uma atividade ou simplesmente falar sobre algum assunto que pudesse mostrar-se interessante para as crianças do pré-escolar.

E há cera de 1 mês decidi indagar a pequena mais velha sobre essa possibilidade, sabendo de antemão que a escolinha abraça esse tipo de iniciativas e gosta de promover o  contacto família-escola.

Claro que a Helena delirou com a ideia e logo me surgiu um livro para ler e falar sobre ele: O Monstro das Cores, que nós tanto gostámos de ler aqui por casa.

Como ia ter uns dias de férias sozinha no final de Maio, ficou agendado para esta semana.
Convidei a mamã de um amiguinho da Helena para fazer a apresentação comigo.
E logo veio um conjunto de ideias engraçadas para colocar em prática e que possibilitasse, em simultâneo , a explicação do tema das emoções e de como as podemos gerir e uns jogos engraçados para fazer com eles, de forma a ser algo dinâmico e interativo.

A história apresenta-nos uma menina que encontra um Monstro todo colorido,confuso,  simbolizando que todos os seus sentimentos estão misturados e por isso ele se sente baralhado. Ela explica-lhe que é necessário ordenar os sentimentos, separa-los de acordo com as suas cores. Explica como funciona cada sentimento.

Bem, há que dizer que houve muitas ideias e fizémos muitas coisas.
A mãe do André, a Ana, fez com feltro, todos os monstrinhos e os frascos para cada uma das emoções (têm mesmo que ler o livro para perceber ;)) e fizémos jogos com dados para que eles pudessem exprimir as emoções abordadas e participar na apresentação.






Ainda fizémos 5 "teatrinhos" para que os pequenos pudessem adivinhar qual o sentimento de cada uma das atuações.

No final, todos ficaram certificados como "gestores de emoções" e levaram os seus diplomas e um caderno para colorir os monstrinhos.





Como o livro não dá nome ao monstro, achámos por bem que os nossos pequenos espectadores dessem um nome digno de tamanha personagem e saímos de lá com um "Kiko Pantufinhas" muito engraçado e muito pouco monstruoso.😂

E no final todos os meninos presentes ajudaram a dar cor ao "monstro confuso" do início do livro, colorindo o monstrinho branco que também fizémos e deixámos de recordação na escola, para que circule pelas várias salas.





Escusado será dizer que os nossos meninos ficaram inchados de tanto orgulho pelas mamãs terem ido à escola e só por isso a experiência já foi gratificante.

Mas não foi só isso... Foi precisamente no dia da Criança que lá fomos e foi um prazer fazer parte do dia daqueles meninos a quem já nos habituámos e afeiçoámos. 
Afinal, é com eles que os nossos filhos partilham os seus dias e é com eles que eles construíram as primeiras amizades, que já se estendem para além da escola.

Foi, sem dúvida, uma experiência muito gratificante e que nos deu muito prazer fazer.
E foi também  uma ótima ideia convidar a Ana, mamã do André, para trabalhar nesta apresentação comigo pois ela empenhou-se, tal como eu, de corpo e alma, e divertimo-nos imenso a preparar as coisas 💝

Para quem não conhece este livro pode procurá-lo em qualquer livraria, ele anda por aí e é muito badalado, sendo abordado em muitas escolas como tema de projeto escolar, enquanto auxiliar de esclarecimento de emoções, a sua importância e a gestão das mesmas.

A versão que eu tenho é a versão pop-up e , embora mais caro, é muito engraçado pois as páginas e o monstro ganha uma vida diferente.


Andreia





Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar. E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...