quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O outro lado da Maternidade




O despertador toca... 07 h da manhã, é hora de levantar. 
Depressa, tentar fazer o máximo antes de as acordar. 

Ficar pronta em 20 minutos. Acordar as princesas, levá-las ao colo na sua preguiça matinal. Não sou capaz de lhes recusar esse mimo e nem quero. O mimo é para mim também. 

Ligar a televisão e dar-lhes o pequeno almoço, enquanto acordam a ver um qualquer episódio infantil.
Beijinho e abraço . Até logo filhotas, a mamã vai buscar-vos mais logo, brinquem muito. 
Amo-te... e a ti também.
Sair de casa a correr, são 07h30.

Entro às 08h30, espero que não haja acidentes para não me atrasar.
 Mais um dia de trabalho.

Já está, toca a ir buscar as meninas. 
Raios... quando será que consigo marcar depilação ou pintar o cabelo?
 E trocar aquela roupa das meninas que receberam no Natal e ainda não troquei o tamanho?
Bem, vai ter que ficar para o fim-de-semana...

Há tantas horas que estão na escola... espero não apanhar muito trânsito. 

Entro no infantário.Identifico as princesas a brincarem na sala.
Olá meus amores!
Abraço e beijo da mais velha. 
A mais nova vem ter comigo e tagarela sem parar com uma boneca na mão. Sim, filha, contas-me no caminho, vamos para casa.
A mais pequena foge.
Enquanto tento vestir o casaco à Helena ela abre a mochila para me mostrar a carta do Pai Natal que , por motivos de férias ,não tinha ainda levado para casa.
Guarda na mochila, Helena. Temos que sair da escola...
 SARA, ANDA CÁ!
Mãe, mas deixa-me levar a carta do Pai Natal!
Ok, filha! Mas, por favor, veste o casaco e põe a mochila às costas... Sara, anda cá! Helena, por favor, és a mais velha, pelo menos tu faz as coisas que te peço...

Corro para a Sara e enfio-lhe o casaco. Ela tenta fugir e chora. 
Não quer largar a boneca da escola e chora desconsoladamente por lha ter tirado.
Filha, a boneca é daqui... amanhã brincas outra vez com ela... Anda para casa

A caminho da porta a Helena reclama:
A mochila está-me a cair!!!
Já vemos isso, filha... por favor, anda para o carro!
Desço as escadas de mão dada com a Sara...
Helena, anda um pouco mais depressa, filha.

Abro a porta do carro e coloco a Sara na cadeirinha.
Helena, espera encostada à parede da escola enquanto aperto o cinto da mana. 
O cinto não aperta... Estes casacos de Inverno são tão grandes... tenho que alargar o cinto.
Helena, estás encostada à parede?? Não te aproximes da estrada!
Sim, mãe, estou aqui.
Vá, agora tu, vamos lá. Dá-me a mochila, agora senta-te. Deixa-me apertar o cinto. Pronto, já está...

Vamos para casa. Espero não apanhar muito trânsito...
A Helena brinca com uma palha. A irmã, a dada altura, tira-lhe a palha.
MAMÃ!!! A SARA TIROU-ME A PALHA!!!
Sara, faz um favor à mamã e devolve a palha à mana...
Nada... a pequena mastiga a palha e tira a chupeta da boca.
MAMÃ!!!
Filha, não consigo fazer nada agora, sabes como a tua irmã é ... quando chegarmos resolvemos, ok?

Chegar a casa, sair do carro, pegar na carteira, guarda-chuva, mochilas e tirá-las das cadeiras. 
Convencê-las a não se debruçarem numa poça de água ou a não pararem para ver um qualquer caracol agarrado à parede.

VIÃO!!! , grita a Sara a apontar para o céu!
Sim, querida, tens razão, é um avião!! Agora vamos.
Helena, não empurres a tua irmã nas escadas. Sara, não ponhas a mão na porta do elevador, podes-te magoar.

Entrar em casa, tirar casacos , guardar mochilas e sapatos.
Mamã, quéo ubas!
Uvas? Está bem, amor , a mamã vai buscar.
E eu quero maçã!
Ok, princesa, maçã para ti.
Preparo a maçã e as uvas.
 Brinco com elas no chão da sala.

Telefono ao João. 
São 19h25... ainda demoras?
Acidente no Freixo, ando às voltas no Porto.

19h50... Chega o papá, estou já a dar jantar às duas.
Vou tomar banho e aproveito para dar banho às meninas.
O papá veste os pijamas, muda a fralda à mais nova, lava-lhes os dentes.
Brincam mais um pouco e é hora de deitar.
Até amanhã Sara, dorme bem meu amor... o papá vai adormecer-te.
Helena, só mais 5 minutos de televisão. Depois história e cama, ok?
Sim ,mamã... adoro- te!
"Eu também filha... 💓
Até amanhã, querida. Dá um beijinho ao papá antes de te deitares. Ele fica com vocês até dormires.

21h30,21h40?
Arrumo a roupa que está estendida e já seca? Arrumo a cozinha? Arrumo o caos em que ficou a sala com brinquedos espalhados?
Não consigo... só me quero estender no sofá e não pensar em nada durante umas 2 horas.

E se eu for descrever um dia como o de hoje ( e igual a tantos outros) para o blogue?
Descrever como é cansativo o dia a dia com filhas pequenas e horários apertados. Fazer rever outras pessoas nestas rotinas. Presentes ou passadas. 
Isso, é isso que me apetece fazer.
Depois não penso em nada durante hora e meia...ou duas horas.

Se me queixo?
Claro que sim, vezes sem conta... Afinal, ninguém é de ferro e a a maternidade, apesar de maravilhosa,não é só um mar de rosas. 
Há o cansaço, por não conseguirmos conciliar tudo o que há para fazer num só dia. 
A culpa não é dos filhos, mas de todas as coisas que temos que fazer para além de cuidar deles, e que não temos hipóteses de as descartar.
Essa rotina é que incomoda, pesa. 

Mas no meio destas rotinas recebo calorosos abraços, declarações de eterna doçura, sorrisos genuínos que despertam o fundo da alma e conversas absolutamente encantadoras, vindas de duas pequenas princesas, e  que me dão energia para o dia que se segue... aquele que começa às 07h... O resto...O resto vocês já sabem 😉










Andreia





Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...