sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Amamentar, um ato de puro Amor

Não critico quem não dá de mamar aos seus bebés.

 Seja por que razão for. 

Por opção ou não... Não o faço!De coração...

Da mesma maneira que não gosto que critiquem as mães que o fazem até "tarde" ... E a noção de tarde torna-se aqui relativa... A recomendação da OMS refere até aos 2 anos como ato benéfico e desejável.

Amamentei a minha primeira filha até aos 8 meses e meio. 

Nessa altura pareceu-me bem parar de o fazer e a Helena não reclamou. 
Já tinha na altura uma alimentação bastante consolidada e completa e aceitou muito bem o leite adaptado.
 O processo de desmame foi simples e  sem traumas. Nem por uma única vez a Helena voltou a pedir a mama (acho que se o tivesse feito, teria continuado).

No entanto , o início do  processo de amamentação da Helena não foi o mais fácil. 
Embora ela tenha pegado muito bem na mama na maternidade, chorava muito,e eu, mãe insegura, embora tivesse convencida antes do parto de que o meu leite alimentaria a minha filha sem necessidades adicionais, hesitei... Enchi-me de dúvidas!!!!




Logo na maternidade (e sim, era privada e tendencialmente se "impinge" o leite em pó) me tentaram convencer que a Helena ficaria mais sossegada se bebesse um pouco de leite complementar. 

Chorei, não fiquei completamente segura da minha decisão, mas recusei que o  fizessem, e orgulho-me dessa decisão até hoje!
Basicamente tinha a minha filha aos berros e dois enfermeiros com um biberão pronto a ser enfiado pela goela abaixo... Estava esgotada e poderia ter dito que sim. Mas disse que não e foi o que fiz de melhor.  

Lá no fundo , ecoavam as palavras da enfermeira Carla,das aulas de preparação para o parto,  que tanto me tinha enchido de vontade de amamentar a minha bebé e que me tinha alertado para o facto de muitas pessoas me irem tentar convencer de que se a bebé chora é porque tem fome! 
E é bem verdade!!!! 

A bebé chora e logo vem alguém perguntar : "Não será fome?"
Caramba!!! Os bebés choram porque têm calor, frio, dor, desconforto, falta de colo etc etc...

E além disso um bebé amamentado passa o tempo a comer, é certo... E cansativo ... E pode gerar dúvidas quanto à saciedade do leite materno. 
Mas se nos informarmos sobre o assunto saberemos que o leite materno é mais facilmente digerido, menos calórico e logo  o bebé terá necessidade de mamar mais vezes. É a forma da Mãe Natureza manter mãe e bebé chegadinhos um ao outro 💝  
Sei que essa exigência quase contínua é, muitas vezes, dissuador de um processo de amamentação. 
Há alturas em que parece que não fazemos mais nada senão dar de mamar! Mas é mesmo assim a livre demanda.
Se cairmos no erro de dar de mamar apenas de 3 em 3 horas, não irá resultar...

 O bebé terá fome , sim!

A Helena nasceu no percentil 25 e  assim se manteve durante muito tempo. 
Mais tarde confirmei: Se o crescimento é harmonioso e o ganho de peso está dentro dos parâmetros normais, o bebé está a ser bem alimentado!!!

O leite materno  é o único alimento dinâmico, que se vai adaptando às necessidades do bebé pois vai variando com a lactação, ao longo do dia, entre mamadas e de mãe para mãe. 
Nenhum (NENHUM) leite adaptado substitui o materno em todas as suas propriedades e os próprios produtores dos leites artificiais mencionam esse facto. 



O Leite materno reduz a diarreia, as infecções respiratórias, reduz a morte súbita e ajuda a diminuir a obesidade infantil bem com previne o aparecimento de cáries dentárias.



Claro que não há regra sem excepção e o facto das minhas filhas terem sido amamentadas não invalida que fiquem doentes (se calhar até mais que muitos outros que não o foram). 

Mas isso não tira força nenhuma ao que aqui é dito e está comprovado.

 Provavelmente ficariam ainda mais se não o tivessem sido. 
Foram pequeninas para o infantário e, além disso, têm predisposição genética para infeções respiratórias e consequências disso: bronquiolites e otites, principalmente.
E, coincidência ou não, a Helena teve e tem mais tendência para ficar doente do que a Sara, que ainda é amamentada.

É também sabido que tem imensas vantagens para a recém mamã pois favorece a involução uterina evitando assim as hemorragias no pós parto, ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade,  reduz o risco de cancro da mama e dos ovários e até ajuda a perder o peso indesejado que ali fica  acumulado depois da gravidez.

Estamos em plena semana Mundial de Aleitamento Materno e não poderia deixar de escrever sobre um ato que tudo tem de amor, conforto, proximidade ,empatia e paixão!

Com a Sara quis ir mais longe na amamentação.
Não sei se por ser uma mãe mais experiente e confiante mas certamente também pelo facto de achar que iria ser a última vez que o iria fazer.

Tal como recomendado pela OMS, amamentei em exclusivo até aos 6 meses e continuei a amamentar até aos 12 meses... 
E quando cheguei lá, não estava preparada para parar... nem eu nem a Sara. 

Usufruo ainda do meu horário de redução laboral pelo facto de ainda amamentar . Hoje a Sara tem 18 meses!!! 
Sinto que está a ficar mais independente e até já aceita o leite de vaca (que até há pouco rejeitava!). 
Não o farei por muito mais tempo mas só quando sentir que estou preparada e que a Sara já não o deseja. 
É um processo natural e completamente sem fundamentalismos. A Sara mama apenas uma vez por dia, logo depois de acordar. No resto do dia ela nem sequer se lembra de tal coisa.

Tal como disse no início, não critico quem não amamenta. Não tenho sequer que saber quais as razões. Conheço mães que quiseram muito e não o conseguiram ( aqui tenho que deixar a minha opinião de que na maioria das vezes é por falta de aconselhamento na altura certa) e sei de outras que não o quiseram.

A verdade é que cada Mãe o é à sua maneira e uma opção não terá que ser mais correta que a outra. Não se trata do que é correto ou não mas de como vivemos com a escolha que fizémos. Ou com a escolha que não tivémos.

O amor de uma mãe que não amamenta é igual à que amamenta e o que importa é que sejamos feliz com a opção tomada ❤

Por aqui, sou feliz com a decisão que tomei!
E uma coisa é certa: Amamentar a minha bebé é um ato que me vai deixar muita saudade pois são momentos mágicos entre mim e ela.  💝












Andreia



Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...