segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Levar ou não levar o livro para a escola... eis a questão ;)

Este fim-de-semana fomos à feira do livro do Porto, no Palácio de Cristal. Além da feira em si, os jardins do Palácio são lindíssimos e tem umas vistas invejáveis sobre o Porto! 

O objetivo era comprar um ou 2 livros com a Helena e com a Sara, para que elas fizessem também parte do processo de escolha.

Sei que a Helena dá, para já, mais importância do que a pequenina mas quero incutir às minhas filhas o gosto pelos livros.

Lembro-me de quando era mais nova devorar livros que a minha mãe me ia comprando! 
Nada que se comparasse com a variedade que há hoje... Mas lembro-me perfeitamente de aguardar pela chegada prometida de um livro.
Era sempre surpresa e era certo que mal o recebia o lia imediatamente! E relia... e cheirava as páginas... Ainda hoje o faço. 💝 

E se é uma sensação que recordo com tanta felicidade vou, sem dúvida,  tentar passá-la também às minhas princesas!

A Helena já não passa uma noite sem a sua história antes de dormir... 
E eu adoro esse momento pois não escondo que as histórias infantis ainda me fascinam... 
Adoro folhear os livros com as suas iilustrações e escolher as histórias para depois as poder contar <3

No Sábado comprei um da editora Kalandraka .
As ilustrações são lindíssimas e o texto muito engraçado.
 O livro escolhido tem de seu nome "Orelhas de borboletas". 

Recomendado pelo plano Nacional de Leitura aborda um tema sensível sob palavras leves e engraçadas...
Aborda o facto das crianças conseguirem ser tão cruéis umas com as outras ao troçarem de alguma caraterística de outro menino, sem que percebam o mal que lhes estão a fazer... 
O livro ajuda a fazer ver as  crianças que não se deve fazê-lo, bem como ajuda aqueles que são alvo das críticas a relativizar um pouco aquilo que ouvem.


Depois de o lermos perguntei à Helena se o queria levar para a escola no dia seguinte. 

A educadora  não quer que eles levem brinquedos de casa (e eu concordo plenamente) mas os livros são bem vindos e a sua leitura partilhada na sala, com os amiguinhos.

A Helena responde-me:

" Quero! Mas olha... é muito grande..."

E gesticulando e entoando como a mini adulta que por vezes parece, acrescenta:

"Não vai dar tempo para ler, mãe... 
A Andreia lê as histórias às seis horas e depois é hora de ir embora e não ouvimos a história toda..."

"Não é nada grande, filha... tem muitas imagens mas cada folha tem poucas frases..."

"Ora vamos contar as páginas!!"

"Ok Helena, contamos.1,2.....12! 
Vês? Não é assim tão grande..."

"Ó mãe!!!! Às 12 já é hora de ir embora, não vês?" (pergunta, enquanto abana a cabeça com ar de incompreensão)

"Filha, vais embora perto das seis, muitas vezes antes... às 12h  estás a almoçar... estás a baralhar-te."

"Tá bem, levo o livro... não tenho nada a perder. 
Se bem que acho que não vai dar... mas vou ver se a Andreia me dá ouvidos."


😂😂😂




O livro escolhido







Andreia








Sigam o blog e comentem se acharem que têm algo a dizer ou alguma experiência a trocar.  Ah... E se não for pedir muito façam like na página do facebook





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...